segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A SAGA DE MARCUS MAGALHÃES

Boa noite

Como deu para perceber, mudei o nome deste " livro eletrônico " de minha vida. Nesta altura dos acontecimentos já não cabe " Como tudo começou " pois a vida em 1996 já andava rápido e ganhava corpo e assim, nasce a " Saga de Marcus Magalhães " na busca de seus objetivos.

Como estava narrando no último post, chegamos a administrar 4 serviços 900 no ES. Mas os que realmente deram certo foram o Disk Café e o Disk Investimentos.

Este realmente era tenso... o Disk Investimentos. Custava r$1,80 não fracionado para falar com mesa de operação, eu e meu irmão e olha, chegávamos a falar com 2000 pessoas por mês.
Uma verdadeira loucura, pois, além de atender 2000 pessoas ainda tínhamos que deixar os outros 3 serviços 900 atualizados, corretar café e ainda ter tempo para degustar um whisky no final do dia pois ninguém era de ferro.

Neste serviço, a adrenalina era altíssima pois a pessoa ligava e fala assim: " Compra ou vende? " e nós, eu e meu irmão, tínhamos que dizer o que achávamos e corre o risco da operação.
Mas graças a Deus, sempre acertamos mais que erramos e isso foi o que nos marcou na nossa trajetória no mercado agrícola.

Mas falar de coisas boas é fácil...
Vamos as complexas.

1996 ano que minha vida sofreu meu primeiro revés.
Separei da minha primeira esposa. Uma situação complicada emocionalmente e aproveitei o delicado momento, para rodar TODOS os 78 municípios do ES. Queria e precisava conhecer a realidade do mundo cafeeiro e para poder fazer a propaganda certa dos serviços que tínhamos nas mãos.

Rodei em 3 meses mais de 30 mil quilômetros. Todos os postos telefônicos do ES tinham uma propaganda nossa colada na parede com os números dos serviços 900 com os quais os produtores teriam que ligar para saber do mercado.

Me lembro bem... uma vez cheguei em Acioli um pequena cidade perto de Colatina.
Fui ao único posto telefônico da cidade e me identifiquei.
Uma menina... talvez a chefe do posto, tomou um susto com minha presença e disse: " Você é a voz que fala no telefone o preço do café ? " Eu disse sim. Ela sorriu e disse: " eu tenho que passar a você "uns dinheiro" que os produtores deixaram aqui comigo " eu ri e disse... não você encaminha para a Telest e ela vai me repassar.

Olha, neste momento me deparei com 2 mundos totalmente diferentes e ao mesmo tempo muito próximos.
De Vitória a Acioli não tem 150 KM e a realidade da época era quase de 50 anos de diferença na das pessoas que viviam neste lugarejo.

Era como se tivesse entrado no túnel do tempo e chegado num lugar ainda não descoberto pela civilização.
Hoje a vida é fácil... podemos rodar todo o estado num piscar de olhos e ainda por cima, ligados 24 hrs no celular e na internet.

Com decorrer do tempo, o trauma da implementação dos serviços ia sendo assimilado e novas indagações iam surgindo.

Como atingir o público alvo no interior? Qual mídia a ser usada? radio, TV, jornal, panfletos ou boca a boca.

De pronto afirmo, nenhuma mídia na época abrangia todo o ES.
A radio FM não pegava além da grande Vitória. A rádio Gazeta AM a melhor na época, também não atendia a todos os municípios e o jornal impresso, isso era um luxo para poucos na grande Vitória.
Comecei a pensar...

Tive algumas ideias e levei à frente.
Jornais municipais, de Igrejas e Outdoors estratégicos em cidades formadoras de opinião como Cachoeiro, Linhares e Colatina.

Nos Jornais publicava matérias pagas, entrevistas comigo no escritório, explicando o que era os serviços e como se podia acessar as informações.

Nas rádios interioranas, fazia propaganda que dizia assim: DISK CAFÉ 900 1112 LIGUE E FAÇA BONS NEGÓCIOS. NÃO DEIXE ESCURECER PARA SABER DO MERCADO NA TV, LIGUE E SABIA AGORA O MERCADO. DISK CAFÉ 900 1112 APENAS R$1,00 POR CHAMADA.

Ai você pode me perguntar: Marcus não era mais fácil fazer propagando no horário nobre da TV? Olha, se fosse fácil não tinha graça.

Para quem não sabe, no interior a TV que pega é via parabólica e a programação é nacional e as propagandas locais nem aparecem. Como vê, a vida não era um mar de rosas....

Agora, olhando tudo isso num outro prisma, vocês vão entender como e por que, comprei a maior briga com os comerciantes do interior.

Temos que lembrar que além de possuir os serviços 900 como o Disk Café eu era corretor e como tal, vivia de vender café.

Mas já imaginaram a situação:
Chegar num comerciante e pedir para corretar o café dele e depois ser descoberto como o menino do Disk café que atrapalhava os negócios.
Tenso hein...

Me lembro bem de um caso... Cheguei para uma visita em meados de 1998 na cidade de Castelo no interior do ES e fui direto a um comerciante bem conhecido. Conversa vai, conversa vem e ele descobre quem eu era.

Ele larga a PÉROLA: Olha, você é muito cara de pau. Estraga meu negócio e ainda vem aqui pedir para vender meu café. Assim não dá.

Como vê... a briga que comprei foi tão grande que por muito tempo meus melhores clientes eram de MG.
É, complicado.

Mas fiquem por perto, que agora que esta começando a ficar boa esta história.

Ainda tenho que contar como ganhei um jogo virtual de bolsa de futuros em SP, como consegui chegar a ser provedor de conteúdo do portal Gazeta On line em 2000 e provedor nacional do portal TERRA no INVERTIA entre 2000 e 2003.
Me lembro do Link dentro do INVERTIA
TAMER, LILIAN WITE FIBE E EU... ( O MENINO QUE QUERIA SER MAIS SABIDO QUE O REI...LEMBRA DE COMO FUI CHAMADO NO INÍCIO DE TUDO )

Fora isso, tenho que contar como foi a minha primeira incursão na radio CBN no ES em meados 1999 e na TV Vitória - Rede Record de 2000 a 2009.

É... esta história ainda vai render muitos capítulos desta " saga " que teve seu início " Como tudo começou " e vai terminar com um título de um livro que comecei a escrever e não terminei chamado: " DISK CAFÉ UMA HISTÓRIA DE SUCESSO ".

Um abraço e até breve
Marcus Magalhães


3 comentários:

  1. Gente... que confusão... não é atoa que vc presite o setor de corretagem!!! com muita competência, diga-se de passagem!

    ResponderExcluir
  2. A confusao ainda nem comecou.... A historia vai esquentar nos proximos capitulos.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. A confusao ainda nem comecou.... A historia vai esquentar nos proximos capitulos.
    Abs

    ResponderExcluir