domingo, 4 de dezembro de 2011

O QUE ESPERAR DA SEMANA -

Boa noite.

Antes de começar a escrever, vamos fazer um combinado?

Todos os domingos a partir de hoje, irei escrever um post dando conta das minhas expectativas para a semana, que tal?
Falarei do clima, da política, da economia e por fim, das minhas expectativas globais sobre o desenrolar do dia a dia do mundo especulativo, ok.

Podem esperar.

Para começar gostaria de comunicar em alto e bom tom de que sou um OTIMISTA por convicção... ok.

Ao que parece, vamos ter uma semana mais amena no que se refere as volatilidades globais, já que na minha visão, não há interesse de ninguém em se manter a política do quanto pior melhor.

O ano de 2011 já foi pesado em demasia e desta forma, acredito piamente que este sprint final, deverá ser marcado por uma recuperação generalizada dos ativos ao redor do mundo.
Como exemplo, neste exato momento, os mercados asiáticos já operam no campo positivo e os futuros americanos e europeus, operam no azul indicando claramente uma postura mais construtiva dos operadores deixando transparecer uma total precificação das recentes variáveis disponíveis no mercado.
Com relação ao cenário interno, acredito que a nossa BOVESPA deverá outra vez buscar os 59 mil pontos e o dolar, deverá operar entre piso de r$1,75 e teto de r$1,80.

Resumindo, dentro desta ótica, salvo um fato novo, os mercados deverão buscar um melhor "lugar ao sol" e assim, a tranquilidade apesar de frágil, deverá sair prevalecida.

No campo das commodities, estas deverão buscar oscilações próximas ao contexto especulativo global já que na minha convicção, a cada dia que passa fica mais caro, difícil e totalmente imprevisível a exploração das commodities ao redor do mundo, sejam elas agrícolas ou metálicas.
Problemas de meio ambiente, fiscais, trabalhistas, falta de mão de obra e por fim, as inseguranças climáticas deixam a situação de quem produz totalmente refém, já que não há dentro deste cenário turbulento, qualquer tipo de previsibilidade produtiva.

Como podemos afirmar que o mundo colherá uma safra recorde ou que a produção de minério crescerá a uma taxa X se não temos o controle das variáveis que são essenciais para as respostas as estas indagações mercadológicas.
Complicado...

Sempre digo uma frase e volto a afirmar, o mundo independente de qualquer recessão que possa vir pela frente, só tem uma certeza que é A DEMANDA SEMPRE CRESCE pelo próprio crescimento vegetativo no mundo.

Na minha visão, se houver uma melhora no humor global as commoditieis poderão ter nas próximas semanas um forte movimento comprador e com isso, um rally de alta, poderá ser visto.

No lado político interno... mais uma baixa em Brasília.
O sr. Luppi se foi e digasse de passagem, já era tempo disso ocorrer.
Nossa Presidente vem passando momentos delicados no campo político mas com sabedoria e sorte, tem feito os devidos ajustes.
Há quem aposte, inclusive eu, de que até o carnaval ainda devem rolar algumas cabeças em Brasília para dai sím, termos um governo com a cara, postura e determinação da nossa Presidente Dilma.

Por fim, com relação ao clima na região produtora do sudeste do Brasil os próximos dias deverão ser de tempo encoberto. De quinta feira em diante poderemos ter chuvas severas em SP, RJ, Leste de MG e ES.

Cuidado e atenção nestas áreas já que os volumes pluviométricos poderão ser muito representativos.

Boa semana a todos.

Abs
Marcus Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário