quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Como tudo começou - capítulo 2 -

Chega a safra de 1991....

Já  atuavamos há pelo menos 3 anos no mercado cafeeiro... com nome consolidado e negócio caminhando bem...

A vida foi correndo... até que em meados de setembro de 1991 conheci um gerente de uma empresa de prestação de serviço de informação, internacionalmente conhecida....
Ele ficou meu amigo e é até hoje.....e sempre bateu na tecla que deveria escrever
Ele me convenceu dizendo que eu deveria começar a passar à frente meu conhecimento de mercado.
Ele dizia assim... você é um cara a frente de seu tempo.
Você tem que explorar isso.

Então... resolvi encarar o desafio e comecei a escrever...

A primeira coisa que ele me disse....foi na tampa... na lata.

Marcus você escreve bem mas vou lhe dar um conselho... ninguém gosta de ler pautas grandes... seja direto,  sem pragmatismo.
Você com certeza se sairá bem.

Quando ele ler isso saberá quem é...

Olha... sem medo de errar posso afirmar que foi esta pessoa foi quem me empurrou para o mundo da informação.
Foram  quase 5 anos de parceria voluntária, gratuíta,  escrevendo matérias diárias que ficaram amplamente conhecidas nos mercados... eram chamadas  MAROS CAFÉ, MAROS CACAU E DEPOIS MAROS BOI GORDO.

falava... falava... escrevia e escrevia... sem parar...
Gostava de fazer aquilo....

Mas olha...era dificil... não tinha internet... eu DATILOGRAFAVA o texto, passa um fax para o escritório da empresa sediada em Vitória, no Palácio do Café, e a menina lá... repetia a operação, ou seja,  datilografava e passava a informação para os terminais de noticias...

Olha... era coisa de louco se analisarmos a facilidade de hoje internet, smartfones... e por vai...
E este serviço era DIÁRIO.

O tempo foi passando... o nome ficando conhecido e o meu olho brilhava até a noite quando o assunto era transferência de informação ao imenso e carente interior...

Só para ter uma idéia... um belo dia... final de tarde o telefone na MAROS tocou e eu atendi...
Era um pessoa falando em espanhol... perguntando sobre o texto da MAROS que ele não tinha recebido..
Eu perguntei... me lembro como se fosse hoje....
Como assim... texto da MAROS no URUGUAY... ele respondeu.. somos da fronteira e tem um pessoa na divisa que pega o texto no terminal da empresa que disponibiliza, imprimi e passa por fax para todos na região que não tem acesso a sua informação.
Já imaginaram minha perplexidade ante ao evento...

Neste dia me dei conta de duas coisas
A primeira... era de que eu estava através dos meus textos mudando a vida de pessoas e o contexto de como se comercializa neste imenso interior.

E a segunda... podia ter nascido ai... um grande negócio.

E olha, que estou na falando do inicio da década de 90... isso já fazem...22 anos...
O tempo foi passando e eu coloquei uma ideia na cabeça vou ter um programa na RÁDIO
Mas isso quando chegou nos ouvidos dos amigos, familiares e gente do setor.... todos me chamaram de louco... o menino que queria ser mais sabido que o rei.

É... me dei conta que não seria fácil mudar um negócio secular.
Mudança no café, não era uma expressão bem vinda.
Informação sem reservas então.... nem pensar.

Café era um setor conservador em que o privilégio da informação sempre foi a peça de sucesso nos negócios.

Pessoal... já pensaram no tamanho da confusão que estava tentando entrar...
E entrei...
Mas agora... depois eu conto...
Como realmente começou esta brincadeira séria de socializar a informação e dar condição igual a todos da cadeia café de realizar bons negócios...

Fiquem sempre por perto...
Porque a saga do Marcus Magalhães no café está apenas começando

Um comentário:

  1. É emocionante ver um homem contar uma historia de sucesso...
    Que sobrepõe à barreira do conservadorismo e mergulha ao moderno e inovador...
    Deus certo Marcus, pois é apaixonado pelo que faz...
    Não importa os pontos negativos, você os transforma muito rápido em positividades...
    Parabéns moço!!!
    Fez e continuara fazendo uma trajetória brilhante

    ResponderExcluir