quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

" NÃO SE DESAFIA O CLIMA "

Boa noite


Olha, a cada dia que passa fico mais convicto de que não se pode nem se deve, desafiar o clima atualmente.

O cenário climático mundial fica mais adverso diariamente através de secas, chuvas, ventanias, maremotos que sinceramente, deixa a todos nós, atônitos no que pensar ou agir diante de tantos desafios.

Não bastasse os problemas que as recentes chuvas causaram no cinturão produtivo do sudeste do Brasil afetando a vida de muitas pessoas e culturas agora há pouco, fui comunicado via email que a nossa querida VALE declarou força maior em quase 2 milhões de toneladas de mineiro de ferro que seriam embarcadas para o exterior dos complexos de minas sul e sudeste.

A explicação da VALE dá conta de que as minas estão alagadas e os municÍpios onde as mesmas se encontram em Minas Gerais, declararam situação de emergência.

Para uma empresa global do porte da VALE declarar força maior em seus embarques é porque realmente, a situação fugiu do limite do imaginável.

Dentro deste complexo desenrolar climático, é que volto a afirmar de que não se pode especular com algo que não se tem controle.

Como alguns " entendidos " podem afirmar que sobrará minério no mundo, que as futuras safras cafeeiras serão de bom volume e qualidade e que o mundo produtivo poderá chegar numa encruzilhada onde poderá haver excesso de produção e fraca demanda.

Isso ao meu ver é um discurso fora de moda ou de contexto.

A cada dia que passa a complexidade de se produzir alguma coisa em qualquer parte do mundo fica mais gritante e a imprevisibilidade produtiva vai ganhando corpo.

Continuo a acreditar que o setor produtivo seja de commodities metálicas ou agrícolas trilhará um caminho de preços elevados, demandas crescentes, ansiedade dos envolvidos nas alturas e por fim, infelizmente, ficará refém do cenário climático mundial.

Que duvidar disso ou apostar contra poderá se machucar.
Cuidado e atenção !!!

Abraço
Marcus Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário