Boa noite
Hoje o mercado cafeeiro foi brindado com a divulgação por parte da CONAB de sua estimativa de safra cafeeira ano base 2012/13 bem como uma reavaliação da última safra colhida 2011/2012.
Os números, ao meu ver, foram dentro do racional e mostram a seriedade da CONAB na busca de um melhor zoneamento da região cafeeira nacional.
Para 2011/12 os números foram reavaliados para cima testando um nível de 44.8 milhões de sacas dividas entre conillon e arábica.
Agora, para 2012/2013 os números são grandiosos e podem atingir na máxima, ou seja, no teto do intervalo, 52.27 milhões de sacas.
Vale ressaltar, que o intervalo produtivo nacional foi estabelecido entre 48.97 a 52.27 milhões de scs dividas entre 12.5 milhões de conilon e raspando 39 milhões de arábica.
Os números apresentados avalizam nossa opinião e a tendência positiva para o mercado e os preços vigentes, já que indicam que a equação entre produção e demanda não só nacional como global esta longe de ter seu ponto de equilíbrio sendo estabelecido.
Acredito que a divulgação foi coerente e que o mercado internacional tem agora os pilares que necessitava para buscar se recompor da recentes perdas e dar ao setor produtivo, a garantia de uma boa remuneração a sua atividade agrícola.
Como já analisei algumas vezes, acredito piamente, que estamos entrando numa nova era de prosperidade nos preços das commodities tanto agrícolas como metálicas ao redor do mundo.
Abs a todos
Marcus Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário